Pesquisa realizada no Canada aponta os benefícios de crianças participarem de acampamentos de férias

Pesquisa realizada no Canada aponta os benefícios de crianças participarem de acampamentos de férias

Fala aí, pessoal!

Devido à agitação da vida cotidiana, fica a sensação de que o tempo passa super rápido. Por isso, temos certeza que já tem uma galera pensando nas férias de janeiro (logo, logo, vamos divulgar para vocês a temática e programação da nossa próxima temporada). E os acampamentos de férias são sempre uma boa opção, tanto pela diversão quanto pelos benefícios que trazem às crianças e aos jovens.

Uma pesquisa realizada nas férias do ano passado pela universidade de Waterloo, que fica na província de Ontário, no Canadá, identificou vários benefícios de se participar de um acampamento de férias. Para o estudo, foram entrevistados 1.405 pais de crianças e jovens entre 4 e 18 anos, que já vivenciaram esse tipo de experiência.

Vamos listar aqui os cinco principais benefícios apontados pelo estudo:

1 – Socialização: “Acampamentos são uma oportunidade de conviver mais intensamente com outras crianças, mais do que acontece na escola. Com certeza, a criança vai criar vínculos interessantes, de amizade, ao mesmo tempo em que vai ter que a aprender a lidar por mais tempo com aquelas com as quais não se dão tão bem”, explica o psicólogo Yuri Busin, diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio.

2 – Superar desafios: Quando os pais não estão por perto, as crianças têm a chance de perceber que pode, sim, fazer muitas coisas por conta própria. Se não cuidar das próprias roupas, não vai ter o que vestir; se não arrumar a cama, não vai ter quem arrume. “É uma experiência que proporciona a criação de responsabilidade, autocuidado e autopercepção. Sem os pais, ela vai ser estimulada a resolver seus próprios problemas, o que ajuda a desenvolver uma flexibilidade cognitiva”, explica o psicólogo.

3 – Desenvolver habilidades de liderança: foi o terceiro benefício identificado pela pesquisa canadense. Além de tomar decisões por conta própria, também existe a oportunidade de assumir a dianteira e mobilizar o grupo.

4 – Prática de atividades físicas: Ao participar do acampamento de férias, as crianças e jovens são estimulados a realizar muitas atividades em grupo. Isso acaba estimulando a praticar mais atividades físicas do que se estivem em casa, e de forma muito saudável, segura e divertida.

5 – Responsabilidade ambiental (amar a natureza): com a vida essencialmente urbana das crianças e jovens, normalmente, eles acabam perdendo o contato com a natureza. Participar de atividades em meio ao verde promove a responsabilidade ambiental, porque passam a ter mais consciência da importância de preservar o meio ambiente. Aliás, aqui no Peraltas, a responsabilidade ambiental é trabalhada com os acampantes em todas as temporadas.

Viu como é interessante curtir as férias no acampamento? Nas próximas férias de janeiro, não fique de fora: venha fazer parte da família Peraltas. Você pode acompanhar as informações da temática, programação e valores do Acampamento Peraltas tanto aqui pelo blog quanto pelo no site: www.temporada.peraltas.com.br.

* Com informações do site da revista Crescer.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *