O Grupo Peraltas possui projetos pedagógicos para alunos desde o ensino fundamental até o universitário

O Grupo Peraltas possui projetos pedagógicos para alunos desde o ensino fundamental até o universitário

Situado na cidade de Brotas, uma grande sala de aula a céu aberto, o Grupo Peraltas atua no mercado de turismo e estudos vivenciais há 39 anos, sendo um dos pioneiros em acampamentos de férias no Brasil. Instalado em uma enorme fazenda, fazem parte do Grupo o Acampamento Peraltas, a Fundação CEU e o Brotas Eco Resort.

Unidos, o Peraltas e a Fundação CEU desenvolvem projetos pedagógicos em total conformidade com o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) para oferecer aos alunos das escolas de todo o Brasil estudos do meio de forma vivencial, em níveis multi e interdisciplinar. São atendidos alunos de todas as faixas etárias, do ensino fundamental ao universitário.

“Os estudos de meio, atualmente, são fundamentais para as práticas pedagógicas na educação moderna, porque eles tiram o aluno da sala de aula e os colocam multi e interdisciplinarmente em contato direto, lúdico e imersivo, com o conteúdo trabalhado teoricamente pelos professores. Os benefícios da interação entre teoria e prática são gigantescos no processo de aprendizagem”, explica Marília Rabello, gerente geral do Grupo Peraltas.

O Acampamento Peraltas realiza estudos do meio que envolvem todas as disciplinas dos currículos escolares, tanto separadamente quanto de forma interligadas. Entre os projetos de destaque do Peraltas, estão:

Luxo do lixo: Um dos projetos exclusivos e mais procurados no Peraltas, o Luxo do Lixo realiza um estudo imersivo sobre o problema mundial que é: o que fazer com o lixo? Inclui visita ao Aterro Sanitário da Cidade de Brotas, ao Centro de Reciclagem Peraltas e Oficina de Sucata. Duração de 3h. A partir do 2º ano do Fundamental.

Aventura na água: com foco em ciências, o projeto aborda todo o ciclo da água, seu tratamento, uso e reuso. O roteiro inclui: visita ao bebedouro, nascentes, Rio Jacaré, Estação de Tratamento de Esgoto. Duração 3h. A partir do 2º ano do fundamental.

De onde vem esse queijo: Ordenha manual e mecânica, transformação do leite em iogurte e queijo, processo de fermentação, fabricação, armazenamento de alimentos, comparação trabalho mecanizado e manual. Inclui visita a um laticínio na cidade de Brotas. Duração 3h. A partir do 1º ano do Fundamental.

Projeto leis da física: Estuda de forma lúdica e interativa as leis da física empregadas no dia a dia. Com duração de 2h, inclui o estudo de atividades como descida do toboágua, gerador a diesel, aquecedor solar e arco e flecha. A partir do 8º ano do fundamental.

Fazendeiro: Com foco em agricultura, o projeto Fazendeiro estuda a vida do homem no campo, pequenos animais, equipamentos agrícolas. O estudo inclui visita ao campo, lavoura, fazendinha, Museu de implementos agrícolas e caixa de postagem. Duração 2h. A partir do 1º ano do Fundamental.

Para conhecer todos os projetos de estudo do meio realizados pelo Peraltas, acesse www.peraltas.com.br.

Fundação CEU

De forma complementar e integrada aos projetos realizados pelo Peraltas, os alunos das escolas encontram no mesmo local a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo). Premiada internacionalmente, o CEU é um dos maiores centros de Astronomia e diversas outras ciências, tais como Geologia, Biologia, Geografia e Física. As atividades abordam todos os ciclos do Ensino Fundamental e grande parte do Ensino Médio, principalmente nos eixos temáticos Terra e Universo, Vida e Ambiente, Tecnologia e Sociedade, adaptadas para suprir todas as necessidades do currículo escolar de todas as faixas etárias.

Só para dar uma ideia, no que diz respeito à infraestrutura, a Fundação CEU conta com um grande observatório, equipado com telescópios de última geração, sendo um deles o Meade de 14 polegadas, que oferece a oportunidade de observar planetas a milhões de anos luz da terra; anfiteatro para apresentações multimídias; sala de projeção cine-dome (planetário digital); caverna cenográfica, com efeitos especiais para que os visitantes explorem rochas e fósseis de forma vivencial.

Também está disponível o geo-show: um grande painel interativo e a céu aberto, o qual utiliza efeitos especiais para que os visitantes compreendam geologicamente a formação da terra desde o período pré-cambriano até o quaternário. Outros atrativos interessantes são a base de lançamentos Marcos Pontes, com torre de lançamento de foguetes; réplica do esqueleto de um Alossauro, com aproximadamente 5 metros de altura; replica do Stonehenge: o monumento mais famoso e importante para a astronomia, e muito mais.

Entre as principais atividades da Fundação CEU estão:

Domo Ciência: o objetivo é inovar a forma de aprendizado de todas as áreas do conhecimento, servindo como apoio pedagógico para alunos tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio. Trata-se de um domo inflável, em formato de meia esfera, que pode ser levado às escolas de todo o Brasil. Nele são projetados filmes em alta resolução, cujo formato de exibição em 180º garante total imersão dos alunos no tema abordado, devido à sensação de estar dentro do filme, participando ativamente de tudo o que acontece.

Projeto Gaia: engloba o estudo de conceitos de Geologia e Paleontologia. Contém 5 atividades diferenciadas onde os alunos podem estudar os fenômenos da crosta de nosso planeta, além de explorar de forma lúdica rochas e fósseis. Envolve apresentação multimídia, sessão de planetário, oficinas interativas e geo-show. Contém temas diferenciados para atender desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Projeto Cosmos: trata-se de um conjunto de atividades que engloba o estudo de conceitos de Astronomia e ciências correlacionadas, onde o aluno tem a chance de vivenciar conteúdos de várias áreas, tais como: física, química, biologia, matemática etc.

Conheça outros projetos realizados pela Fundação CEU acessando www.fundacaoceu.org.br.

Para mais informações e preços especial para grupos escolares, ligue (14) 3653-9999 / (11) 3035-1900.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *