“Meu desejo é que nós, brasileiros, compreendamos que os acampamentos são locais para a construção de um futuro melhor”, diz Marília Rabello

“Meu desejo é que nós, brasileiros, compreendamos que os acampamentos são locais para a construção de um futuro melhor”, diz Marília Rabello

Olá pessoal,

Marília Rabello, gerente geral do Acampamento Peraltas

Hoje, trouxemos uma entrevista com a Marília Rabello, gerente geral do Acampamento Peraltas. Nossa entrevistada tem uma longa e interessante história com acampamento de férias. Ela praticamente viveu toda a juventude e vida adulta dentro de um deles.

O Acampamento Peraltas foi fundado há 40 anos por dona Maria Pia, mãe da Marília. Por isso, ela esteve a vida inteira participando e/ou trabalhando nesta área. Conheceu os mais importantes acampamentos de férias da Europa e dos Estados Unidos, referência mundial no segmento, trouxe muito conhecimento de lá e os adaptou para a realidade brasileira.

Sempre antenada com as novidades mundiais da área, a gerente geral do Peraltas nos deu essa entrevista para esclarecer a importância de as crianças e jovens participarem de acampamentos, com objetivo de se divertir e também para aprender, tornando-se adultos socialmente mais saudáveis e conscientes dos deveres como cidadãos. Nas palavras de Marília, “acampar é mais que diversão: é aprendizado, é uma experiência de vida inesquecível!”.

Leia a entrevista na íntegra abaixo.

 

– Qual a importância do acampamento para crianças e adolescentes? Pode ser melhor do que ir para a Disney, por exemplo?

Vários fatores compõem a importância do acampamento de férias para crianças e adolescentes, mas vou destacar os principais: o enorme aprendizado que a atividade proporciona em termos de desenvolvimento pessoal e emocional, noções claras de convivência em comunidade (cidadania), fair play, posicionamento e saber conviver em harmonia e respeito com as diferenças, entendendo e respeitando que nem sempre a sua vontade irá prevalecer sobre a vontade do grupo, além da autossuficiência e independência.

Sobre ser melhor ir para a Disney que para um acampamento, depende. Precisamos entender que são duas coisas diferentes. A Disney oferece diversão por diversão, enquanto o acampamento de férias visa o desenvolvimento psicossocial das crianças e jovens na medida em que absorvem conhecimento enquanto se divertem.

Tenho muitas crianças que já foram para a Disney e fazem a opção pelo acampamento em virtude do grupo de amigos, além de saberem da possibilidade de fazerem novas amizades. Isso não acontece na Disney. O jovem não está preocupado só com divertimento, os amigos e o grupo social pesam muito mais na escolha e, por isso, tendem a ir para o acampamento e não para Disney ou locais semelhantes.

– O que crianças e adolescentes fazem no acampamento? É seguro irem sem os pais?

Se forem com os pais não é acampamento e, com certeza, acaba perdendo muito dos itens que listei acima, cujos benefícios acontecem justamente por não estarem na “barra” do pai ou da mãe que, por segurança, acabam coibindo e reprimindo demais as experiências os filhos.

Sim, é perfeitamente seguro ir sem os pais. Os jovens e crianças são separados por faixas etárias e para cada grupo são propostas atividades específicas de interesse comum, que divertem e entretêm. Desde jogos cooperativos a simples atividades como andar de bicicleta, que para muitos é a oportunidade de aprender a se equilibrar em duas rodas. Tem carveboard, arco e flecha, tirolesas, atividades esportivas e culturais, atividades de ecoturismo como rafting, arvorismo e trilhas. Além disso, todo o acampamento Peraltas é murado, com seguranças, além de atendimento médico 24h no local.

– Há ganhos pedagógicos e de sociabilidade com os acampamentos?

Sim. Sempre!!! Os acampantes visitam a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), um dos maiores complexos astronômicos da América Latina, situado dentro das dependências do Peraltas, onde aprendem sobre o Universo; a preservar a Terra e a natureza, criam laços com amigos para a vida inteira. Além disso, sempre há ganhos pedagógicos também nas demais atividades desenvolvidas no período do acampamento.

4) Onde surgiram os acampamentos? Parece que, nos Estados Unidos, é mais comum. Fale sobre isso, por favor.

A atividade de fato teve origem nos EUA, por volta de 1890, principalmente porque lá não existe, como no Brasil, mão de obra abundante para cuidar dos filhos durante as férias e, normalmente, ambos os pais trabalham fora. Então, o único local seguro, estimulante, investigativo para os filhos neste período são os acampamentos de férias.

Diferentemente do nosso país, no exterior os acampamentos ensinam esportes específicos, musicais, etc. Há diferentes propostas temáticas conforme o interesse dos participantes. Nos Estados Unidos já existe uma cultura tradicional estabelecida de participar de acampamentos. Os avós foram, os pais, filhos e netos. Todos vão. E voltam melhores, mais independentes e autossuficientes.

– Qual seu sonho para o futuro dos acampamentos de férias no Brasil?

Meu desejo é que os brasileiros valorizem e deem a mesma importância ao acampamento de férias que os estadunidenses, canadenses e europeus dão. Nestes locais, os pais sabem que por meio do acampamento irão formar cidadãos melhores, mais preparados para se tornarem responsáveis com o meio ambiente e com a convivência social pacifica e produtiva. Em resumo, meu sonho é que nós, brasileiros, compreendamos que os acampamentos de férias são locais para a construção de um futuro melhor, por meio do desenvolvimento dos jovens que guiarão o país nas próximas décadas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *