Ensinar as crianças e jovens a serem organizados desde cedo é fundamental para que se desenvolvam com mais segurança e menos ansiedade

Ensinar as crianças e jovens a serem organizados desde cedo é fundamental para que se desenvolvam com mais segurança e menos ansiedade

Todos os adultos têm consciência da importância da organização das atividades diárias para termos um controle um pouco mais preciso das nossas vidas. Sabemos também que a organização não é uma habilidade nata, ou seja, que nasce com a gente. Ao contrário, trata-se de uma habilidade que vamos desenvolvendo ao longo dos anos, às vezes por duras imposições da vida.

Mas, no papel de pai e mãe, não queremos que os nossos filhos tomem “bailes” da vida para aprenderem a ser organizados. Além de lembrar dos compromissos e analisar as prioridades do dia a dia, a organização possibilita um processo de reconhecimento pessoal, o que torna as crianças mais seguras de si mesmas e menos ansiosas.

No entanto, nem sempre é fácil fazer com que as crianças e jovens entendam a importância de organizar a rotina diária. Mas precisamos encarar o desafio e lidar com ele da forma menos traumática possível. E o papel dos pais é fundamental nesse aprendizado.

Para ajudar no início do aprendizado sobre a importância da organização, os pais precisam auxiliar os filhos na elaboração de programa diário de atividades, definindo os horários de estudo, de compromissos e até mesmo o horário de diversão. A verdade é que as atividades de rotina estão cheias de oportunidades para estimular a organização dos pequenos. Mas, na matéria da semana que vem, traremos para vocês várias dicas de como incentivar a organização dos nossos filhos de forma criativa e lúdica!

Outra opção bastante importante é contar com ajuda externa para que os nossos filhos aprendam a se organizar. Por esse aspecto, a participação em acampamentos de férias é muito importante. Longe dos pais, as crianças e jovens têm a tendência de serem mais flexíveis em aceitar as regras, por isso participar do acampamento de férias é tão importante.

Aqui no Peraltas, os nossos acampantes aprender a ter responsabilidade com os horários das atividades e até mesmo com a hora de dormir e acordar. Outro ponto importante, é que eles aprendem a ter responsabilidade com os próprios pertences, a manter as roupas e os quartos organizados. E tudo isso acontece de forma muito natural e divertida. E o mais legal é que os hábitos que aprendem no acampamento são transportados para a rotina em casa.

Caso o seu filho nunca tenha participado de um acampamento de férias, dê a ele esse presente. É um presente tanto do ponto de vista de diversão, quanto de aprendizados que serão levados para o resto da vida, pois está comprovado que participar de acampamentos de férias contribui, e muito, para o desenvolvimento de adultos organizados e socialmente saudáveis.

Confira aqui as datas e tarifas do Peraltas para as temporadas de janeiro. Seu filho merece!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *